bondage e disciplina

Bondage e Disciplina

A maioria das pessoas associa sempre o BDSM ao bondage e disciplina, talvez por falta de conhecimento, esquecendo na maioria das vezes os restantes aspectos que são igualmente imprescindíveis para que tudo funcione na perfeição. Apesar de muitas vezes serem inseridos no mesmo contexto, nada têm em comum no que diz respeito ás actividades envolvidas, contudo as semelhanças conceptuais, ou seja o condicionamento físico e psicológico, leva muitas vezes as pessoas a terem a ideia que se trata da mesma coisa.

O Bondage e Disciplina descrevem um tipo de actividades que se inserem no BDSM, apenas com semelhanças a nível de actividades comuns e nunca de formas de relacionamento, já que em termos práticos, um conceito não implica o outro e vice-versa, porém quando usados em comum pode realmente tornar-se ainda mais poderosos do que o esperado.

Tudo sobre Bondage e Disciplina

Apesar de muitas vezes as pessoas acreditarem que se trata da mesma coisa, conhecendo cada um destes conceitos é fácil perceber que têm algumas semelhanças, mas também muitas diferenças.

Bondage

O Bondage, sendo muitas vezes referido como um todo, equivalendo-se ao BDSM, é apenas um tipo específico de fetiche, muitas vezes relacionado com o sadomasoquismo mas que pode também nada ter de semelhanças. Neste caso, a principal fonte de prazer dos inseridos consiste em amarrar ou imobilizar de diversas formas a pessoa envolvida na relação em si. Neste caso específico não é necessário a prática de sexo com penetração para que os envolvidos sintam o mesmo prazer.

Em termos práticos, o Bondage, dentro do BDSM, significa imobilizar ou restringir de alguma forma os movimentos de alguém através de vários tipos de objectos, sejam cordas, correntes, dispositivos de madeira ou metal, borrachas e látex, entre outros, mantendo assim total domínio sobre a outra pessoa.

O Bondage é muitas vezes usado para satisfazer necessidades psicológicas, apesar de estar ligado ao prazer físico, tem como principal objectivo demonstrar o poder, promover o respeito, corrigir, castigar, treinar ou simplesmente satisfazer algumas situações de fetiche mais drástica, como a violação ou rapto simulados.

Disciplina

Já a Disciplina, inserida no BDSM, significa os momentos de educação e instrução, resultando da palavra “discípulo”, sendo que geralmente advém da necessidade que alguém tem de seguir um conjunto de regras, para conseguir a aquisição de determinados valores e entidades, seja relativamente a alguém ou a algo específico.

O que leva muitas pessoas a confundirem a disciplina com o bondage é que em alguns casos, os “mestres”, utilizam o bondage para alcançar a imobilização ou condicionamento físico para mais tarde conseguirem igualmente o condicionamento mental, através de ordens e controlo.

O castigo, proveniente obviamente da disciplina, é uma espécie de punição que os intervenientes sofrem para reprimir uma conduta considerada incorrecta, mas não deve ser encarada como o único método existentes, já que a maioria das pessoas inseridas no BDSM acreditam que têm muito mais prazer quando conseguem disciplinar alguém, recorrendo o menos possível à punição. Assim, a disciplina é um processo que demora algum tempo e, mais importante ainda, necessita de muita comunicação, sendo por isso considerado como um dos aspectos mais complicados do BSDM e é por isso também dos menos frequentes para quem está agora a começar neste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.